terça-feira, 22 de março de 2011

Cheia do rio São Francisco alaga comunidades

Em Pirapora, a população ribeirinha sofre com os prejuízos provocados pela chuva. Quase 100 moradores de três ilhas tiveram que deixar as casas. O rio São Francisco está com o nível sete vezes acima do normal. Uma vez ao ano, a vazão do rio cresce, mas, dessa vez, a chuva foi mais intensa, com isso, o volume de água ficou bem acima do normal, segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Igam.

Plantações e casas foram atingidas e estão praticamente submersas. Na comunidade do Coqueiro, famílias tiveram que ser retiradas de casa. Em alguns pontos, o rio subiu cerca de cinco metros em menos de 24 horas. O motivo seria a liberação de água na barragem de Três Marias, que fica a 170 quilômetros de Pirapora. Teve gente que perdeu quase tudo, e ainda os moradores afirmam que não tiveram tempo por não terem sido avisados a tempo. Os bombeiros passaram o dia monitorando o nível do rio para garantir a segurança dos moradores.

Notas
A assessoria de comunicação da Cemig informou que a abertura das comportas da usina será reduzida de acordo com a vazão dos afluentes.

O coordenador da Defesa Civil de Pirapora, Jair Gomes, disse que as famílias retiradas das ilhas foram encaminhadas para casas de parentes. E disse ainda que o município espera a redução dos níveis de água para fazer o levantamento do prejuízo causado e decidir quais medidas vão ser tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário