sábado, 2 de abril de 2011

Calçadas verdes

O principal elemento por onde as pessoas caminham, afinal cerca de 35% da população brasileira se desloca a pé para o trabalho, acalçada é uma espécie de esteira, onde o espetáculo da vida urbana é descortinado. 

Este show se apresenta por meio do percurso, proporcionando-nos sensações e surpresas agradáveis ou desagradáveis, dependendo da qualidade da paisagem.


Verde pelo caminho: muros e passeios naturais convidam à caminhada e equilibram o meio-ambiente

Uma calçada bem feita e bem distribuída faz com que a gente caminhe melhor em nosso bairro, evitando o uso do automóvel para ir a locais mais distantes fazer compras, por exemplo. Com isso, o comércio dos bairros torna-se mais acessível e valorizado, além de contribuir para a diminuição dapoluição, do estresse e do trânsito.

Infelizmente a arquitetura urbana adotou o concreto como cobertura dos pisos, abandonando os materiais naturais, tornando as calçadas totalmente impermeáveis. O que aumenta o risco deenchentes nas cidades e não permite a reposição dos aquíferos, reduzindo a vida de nascentes, córregos e mananciais, e comprometendo o abastecimento de água.

Plantar árvores de forma organizada permite que suas copas minimizem a massa construída descontínua da cidade e propiciem sombreamento. Já os arbustos plantados no alargamento das calçadas, nas esquinas e em alguns muros – onde se pode ter algumas trepadeiras como a unha-de-gato (Ficus pumila), a falsa vinha (Parthenocissus tricuspidata) ou a thumbérgia (Thunbergia grandiflora), geram maior sensação de verde.

O conjunto melhora a qualidade ambiental, retendo o calor durante o dia e amortecendo a temperatura durante a noite. Confira as 10 principais vantagens de ter um muro verde: 

1. Criar uma paisagem agradável
2. Não precisar de muita manutenção
3. Não atrapalhar a circulação de pedestres
4. Baixo custo de implantação (mudas pequenas)
5. Crescimento rápido
6. Espécies extremamente resistentes
7. Contribuir para uma menor variação da temperatura
8. Evitar a pintura constante
9. Evitar pichações
10. Reduzir a taxa de impermeabilização da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário